CINCO TENDÊNCIAS DE JOIAS PARA O VERÃO 2015
1- Braceletes e pulseiras
Os braceletes ou pulseiras mais estruturados são geralmente usados como complemento de outras pulseiras ou relógios, este ano foram apresentadas nas vitrines da feira, para que seu uso fosse um complemento das mesmas, com a proposta de uso simultâneo e cada uma com um detalhe diferente. O ponto em comum são os materiais, tendo a prata como base e sendo complementada com outros elementos em pérolas ou zircônia, exaltando as formas geométricas ou silhuetas de flores e borboletas.
2 – Assimetria
A assimetria chamou a atenção em modelos de brincos. As peças das marcasMuredu/Domanni e Le mont se assemelham por trazer formas como borboletas e flores e uma sequência de elementos do lado esquerdo e no direito apenas um.
3 – Religião e espiritualidade
Assim como na outra edição da feira, a religião e a espiritualidade foram evidenciadas através de amuletos, crucifixos, frases e palavras ou elementos ligados a conceitos espirituais como as asas dos anjos.
Hamsá
O hamsá é um amuleto que tem o formato da palma da mão, simétrica ela é usada contra o mau olhado e muito popular entre praticantes do Judaísmo e do Islã. Apareceu em materiais e peças diferentes entre as marcas da feira, tendo a mesma função do olho grego em outras temporadas. Aqui, é exibido em pingentes de colares, em materiais como pérola,ouro e com aplicação de pedrarias e desenhos como arabescos.
4 – Franjas
Assim como no vestuário, as franjas se tornaram elemento importante e apareceram nos acessórios também, principalmente como pingentes de colares alongados, remetendo ao estilo das flappers, as mulheres ousadas dos 1920. As franjas são formadas por fios de minipedras, gemas naturais usadas pela marca Nature Onis ou minipérolas, estas têm o pingente composto com outras peças, como as pedras coloridas e elaborados da marca Forum Romano, na qual os desenhos enriquecidos dão um aspecto diferenciado à peça.
5 – Formas orgânicas
As formas orgânicas representam desenhos naturais como curvas e traços presentes na natureza. Na joalheria, através de um olhar delicado e feminino, estas formas nas peças representam semelhança às partes das flores ou são as mesmas. No ouro, formam profundidade e volume, que são encontrados nas pétalas por exemplo. Para a marcaManoel Bernardes, a reinterpretação da natureza ganhou importância através das pétalas da flor, que foram trabalhadas em uma superfície fina e misturadas com pedras preciosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário